O que é o projeto?

ARTE PARA A VIDA é, primeiramente, um espaço de formação musical e artística, destinado a jovens talentos, pessoas que já tenham um mínimo de conhecimento em música (instrumental e/ou vocal), e que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades musicais, bem como àqueles que desejam ter aulas de teatro, dança e canto coral, e de aprimorar sua performance. Os participantes do projeto – entre 40 a 50 pessoas – recebem formação teórica e prática – instrumental, vocal, teatro e dança no estilo cultural gospel entre os meses de março a novembro nas edições anuais do projeto, e realizam nesse período também os ensaios preparativos para as diversas apresentações que ocorrem entre os meses de maio a novembro de cada ano.

Além da formação musical e artística oferecida aos participantes, o Projeto ARTE PARA A VIDAirá realizar eventos artísticos, que tem a intenção de estimular o canto coral, o teatro e a dança, contribuindo assim para formação de novas plateias. De forma muito particular, ARTE PARA A VIDA realiza ações e apresentações que fazem a diferença na cultura brasileira, fomentando em especial a manifestação cultural e artística gospel. A arte nos faz visualizar panoramas futuristas e também nos conta histórias do passado, nos remete a um nível de sensibilidade que nos deixa mais conscientes. Dessa forma, o projeto pretende alcançar pessoas, ajudando-as para que elas descubram as suas afinidades, ou mesmo estimulando-as para incentivar seus filhos a frequentarem aulas de música, teatro e dança.

 

Justificativa

O Projeto ARTE PARA A VIDA realiza eventos artísticos e de oficinas musicais, que tem a intenção de estimular o canto coral, o teatro e a dança, contribuindo assim para formação de novas plateias. De forma muito particular, as ações e apresentações que fazem a diferença na cultura brasileira. A arte nos faz visualizar panoramas futuristas e também nos conta histórias do passado, nos remete a um nível de sensibilidade que nos deixa mais conscientes. Esse projeto pretende alcançar pessoas e que elas descubram as suas afinidades, ou mesmo estimular para incentivar seus filhos a frequentarem aulas de música, teatro e dança.

    •  Dança: Dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi desvinculado das particularidades do teatro. Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como Dança em Trânsito, sob a forma de vídeo, no chamado vídeodança, e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

       Música: é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1550 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum. Um coro, ou coral, é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias: Barítono e Mezzo-soprano mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente. Canto coral ou orfeão (do francês orphéon) é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela. Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins.  

      Teatro: é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc. O mesmo se trata de um projeto que visa a realização de apresentações artísticas com musica gospel, com teatro e dança, e não ações de cultos religiosos. Um culto tem a sua liturgia de leitura da Bíblia, orações, dízimos e ofertas que não é a proposta do projeto em análise.  A proposta do curso de musica é capacitar o aluno para a leitura e escrita de partituras e cifras, instrumentalizar o aluno com aspectos teóricos diversos, necessários à sua prática musical, e aprimorar a percepção musical.

    Públicos-alvo das apresentações

    • MUSICAIS: Atinge o grande público: Todas as faixas etárias, classes sociais, etnias ou credos. Os Musicais alcançam, no conjunto de suas apresentações, ca. de 4000 pessoas.
    • VALORES PARA A VIDA: Atingem diversos públicos sociais, de todas as faixas etárias
    • O público atingido é ampliado considerando-se divulgações em rádios e jornais.