O QUE É O PROJETO?

  • ARTE PARA A VIDA é, primeiramente, um ESPAÇO DE FORMAÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA, destinado a jovens talentos…

OBJETIVOS

O Projeto ARTE PARA A VIDA visa a realização de apresentações de coral, de grupos de dança e companhias de teatro em espaços abertos.

DANÇA, MÚSICA E TEATRO

ARTE PARA A VIDA é um projeto cultural que irá realizar eventos artísticos e de oficinas musicais, que tem a intenção de estimular o canto coral, o teatro e a dança, contribuindo assim para formação de novas plateias.

ARTE PARA A VIDA – Nosso Projeto

O Projeto ARTE PARA A VIDA irá realizar eventos artísticos e de oficinas musicais, que tem a intenção de estimular o canto coral, o teatro e a dança, contribuindo assim para formação de novas plateias. De forma muito particular, as ações e apresentações que fazem a diferença na cultura brasileira. A arte nos faz visualizar panoramas futuristas e também nos conta histórias do passado, nos remete a um nível de sensibilidade que nos deixa mais conscientes. Dessa forma, o projeto pretende alcançar pessoas e que elas descubram as suas afinidades, ou mesmo estimular para incentivar seus filhos a frequentarem aulas de música, teatro e dança.

Sua marca em evidência

Entenda a proposta do Projeto ARTE PARA A VIDA, que agrega valores às EMPRESAS PATROCINADORAS, e que nas apresentações (eventos) evidencia suas marcas e produtos e as conecta a novos públicos-alvo e clientes.

MUSICAL ULTIMATO  – A Resposta

O ano de 2021, ainda fortemente marcado pela pandemia da COVID-19, foi caracterizado pela oferta de nova edição do projeto. Dando continuidade à proposta temática do ano anterior, a equipe do Projeto Cultural ARTE PARA A VIDA desenvolveu e apresentou em diversas cidades catarinenses o MUSICAL ULTIMATO – A resposta. Inspirado no texto “Vem olhar as estrelas comigo”, de Mara Koerner (1997), o musical se propôs a abordar os dramas do relacionamento entre as pessoas, e apontar para a fragilidade de nossas relações humanos, que ficou ainda escancarada no contexto da pandemia da COVID 19. Mas muito mais do que expor o drama dos relacionamentos, como na edição de 2020, o musical 2021 quis, acima de tudo, convidar a plateia a perceber que vale muito a pena lutar pela reconciliação e pela restauração dos relacionamentos quebrados. Ele apontou para respostas em relação a como se pode lidar de forma sábia e construtiva na restauração dos relacionamentos humanos. O Musical Ultimato – A resposta privilegiou a música, o canto coral, o teatro e a dança dentro da manifestação cultural gospel, e apontou para a força que as pessoas obtêm a partir da fé e da espiritualidade no enfrentamento dos grandes dilemas e desafios que vivem em seus relacionamentos.

VEJA COMO FOI O MUSICAL EM 2019

Recorde de integrantes! Início das atividades do APV 2022

O projeto cultural ARTE PARA A VIDA (APV), cujas atividades do ano de 2022 iniciaram formalmente no dia 10 de março, começou o ano batendo um recorde: perto de 50 pessoas se inscreveram para atuarem como integrantes das atividades do projeto. Como a intenção desse projeto é justamente a de servir de palco de oportunidades para o surgimento e a capacitação de novos talentos artísticos nas áreas da música (canto coral, instrumental, formação de banda), do teatro e da dança, cada um dos integrantes se inscreveu em sua área de interesse, após realização de um processo de seleção.

A reunião inicial ocorreu no dia 10 de março, marcada por muita animação e expectativa. A proposta do projeto para o presente ano é a de desenvolver um musical em torno das Crônicas de Nárnia.
O Coordenador Geral e Procurador do Projeto, Prof. Dr. Claus Schwambach, apresentou o novo Comitê Executivo do Projeto:
– Timóteo Luiz Petry – Coordenador Executivo e professor
– Greici Medke Petry – Coordenadora Executiva, roteirista e professora
– Vinícius Passig – Diretor Musical
– Claus Schwambach – Coordenador Geral e Procurador

Os ca. de 50 integrantes do projeto realizarão as diversas atividades formativas do projeto, seja em aulas individuais ou em grupo, bem como os ensaios individuais e coletivos ao longo dos próximos meses. As apresentações estão programadas para os meses de setembro a novembro de 2022. O sucesso do musical Ultimato e a excelente acolhida por parte do público registrada nos anos anteriores servem de motivo de gratidão e de motivação para iniciar o projeto 2022 com nova temática. Tanto os coordenadores e professores, quanto os integrantes do projeto estarão sendo desafiados a desenvolverem seus dons e talentos com criatividade, dedicação e muita disciplina e foco. Como todas as atividades do projeto são 100% gratuitas para os integrantes do projeto, e como todas as exibições públicas estão formatadas para serem oferecidas 100% gratuitas ao público, visando a formação de novas plateias, o prof. Claus, Coordenador Geral informou que o projeto será novamente protocolado na Secretaria Especial da Cultura, em Brasilia, visando obter recursos da Lei de Incentivo à Cultura, a antiga Lei Rouanet. Como o projeto atende plenamente às intenções do atual governo para projetos culturais, a expectativa é de que esse projeto consiga ser novamente enquadrado, e as empresas e pessoas físicas patrocinadoras que já aportaram no passado, em edições anteriores do projeto, possam novamente ser mobilizados para aportar.