Descrição do Projeto

ARTE PARA A VIDA é um espaço de apresentações culturais dentro do riquíssimo e multifacetado espectro da manifestação cultural gospel e da música sacra, valorizando o canto coral, a formação de bandas e orquestras instrumentais, o teatro e a dança, incluindo ainda a possibilidade de formação musical e artística. É destinado a jovens talentos, a pessoas que já tenham conhecimentos em música (instrumental e/ou vocal), teatro e dança, e que desejam aprimorar seus conhecimentos e aprimorar sua performance nessas áreas. Também é destinado àqueles que desejam aprimorar suas habilidades na área técnica ligada à realização de pequenos e grandes eventos culturais (som, palco, mixagem, iluminação). ARTE PARA A VIDA está a serviço do livre acesso às fontes de cultura e do pleno exercício dos direitos culturais, estimulando a regionalização da produção cultural e artística catarinense, atuando na proteção das expressões culturais de grupos formadores da sociedade, promovendo o pluralismo da cultura e a difusão de bens culturais de valor universal, que são formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória da população. O projeto estimula a formação e o aperfeiçoamento de pessoas que atuam tanto de forma amadora quanto profissional na área cultural, em especial da manifestação cultural gospel, contribuindo, assim, para a sustentabilidade de instituições que atuam na área artística e para o desenvolvimento cultural do estado de Santa Catarina.

 

 

O projeto pode ocorrer em uma ou duas edições anuais, sendo que quando ocorre em 2 edições anuais, cada edição dura 6 meses. Cada edição do projeto oportuniza que os participantes do projeto recebam de forma totalmente gratuita formação teórica e prática na área da música (instrumental, vocal, canto coral, formação de bandas), do teatro, e da dança, de acordo com os talentos individuais e as opções de cada participante, capacitando-os, dessa forma, para as exibições do projeto. O projeto também viabiliza que participantes recebam formação e sejam treinados nas diversas áreas técnicas ligadas às apresentações culturais do projeto, tais como mixagem do som, montagem do palco e do som, montagem da iluminação, e programação dos equipamentos (mesas) de som e iluminação. Objetivo maior dessa etapa de formação, aprimoramento e ensaios é sempre a realização das apresentações (exibições) que fazem parte da agenda cultural do projeto, que é composta basicamente por um produto cultural, que é apresentado ao grande público mais vezes ao longo de cada edição do projeto:

 

 

 Os MUSICAIS são os eventos principais do Projeto ARTE PARA A VIDA, em que música, canto coral, teatro e dança são apresentados a novas plateias, visando a inclusão cultural da comunidade e o acesso do público em geral, de todas as idades, à manifestação cultural gospel e da música sacra em sua rica pluralidade. Trata-se de eventos maiores abertos, realizados em teatros ou espaços culturais, em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, podendo ocorrer ocasionalmente em outros Estados do Brasil. Os musicais, que mesclam o canto coral, a banda e o instrumental clássico, o teatro e a dança, são eventos com grande impacto na comunidade, possibilitando o acesso à manifestação cultural gospel de qualidade para todos os participantes de forma totalmente gratuita.

 

 Os principais valores mediados nas apresentações artísticas que fazem parte da agenda cultural dos Musicais são: a alegria de viver; o amor incondicional e a dignidade inalienável de cada ser humano e em especial dos grupos marginalizados da sociedade; a paciência e a resiliência diante da dor e do sofrimento; a justiça social e a equidade; a reconciliação e a paz entre as pessoas; a valorização da vida humana e o cuidado da natureza (meio-ambiente); a importância da família como base da sociedade e fator de saúde emocional de cada pessoa; a dignidade da criança, do adolescente/jovem, da mulher, bem como de grupos marginalizados na sociedade; a relevância da fé e da espiritualidade como fatores que contribuem para a saúde e o bem-estar humano e social. A arte tem um importante papel na difusão de valores culturais que transmitem a alegria, o amor, a fé e a esperança. Através da valorização da música instrumental, do canto coral, do teatro e da dança como dimensões da rica manifestação cultural gospel, o projeto cultural ARTE PARA A VIDA serve como plataforma para a realização de sonhos e como palco de oportunidades para o surgimento e o aprimoramento de novos talentos.

Quanto aos componentes ou participantes do projeto, fazem parte desse projeto cultural principalmente pessoas da comunidade local, mas também pessoas interessadas advindas de várias regiões do Brasil, em especial da região sul – via de regra em torno de 35-45 participantes por edição -, que recebem formação artística (música, banda, teatro, dança) gratuita, e são treinados para aprimorar seus talentos e realizar apresentações culturais (espetáculos) a diversos públicos.