História

O projeto cultural ARTE PARA A VIDA é a expressão atual de um compromisso da FLT – Faculdade Luterana de Teologia com a incentivo e o desenvolvimento de atividades de cunho cultural que remonta aos primórdios da instituição. Seguem algumas etapas dessa história:

Dos primórdios em 1988 a 2016

Desde 1988, quando da criação da instituição hoje denominada de FLT, a promoção do canto coral e a manutenção de um coral, bem como a manutenção de uma ou mais bandas musicais no contexto das atividades institucionais, tem sido uma iniciativa transversal à história da instituição. A apresentação do canto coral em programações e em eventos, tanto em espaços religiosos (templos) quanto em espaços públicos, possui tradição de longa data na instituição.

Compromisso com eventos e com formação (2017-2019)

Durante os anos de 2017 a 2019 a FLT intensificou ações de formação no setor cultural, mediante oferta do Curso CBB Vida & Música, com uma carga horária de mais de 700h/a. No ano de 2017 esse curso figurou como um “Curso Superior Sequencial de Complementação de Estudos”. Com a mudança da legislação extinguindo os cursos superiores sequenciais, a partir de 2018 o CBB Vida & Música passou a constituir uma atividade de extensão. Dentre os objetivos do curso voltados à área musical, sejam mencionados os seguintes:

– Instrumentalizar integrantes de grupos musicais comunitários para sua atuação em bandas, grupos de louvor, coros e demais formações através de um ambiente de formação musical e teológica.

– Proporcionar um espaço para aprofundamento de questões relacionadas ao fazer musical, bem como aspectos ligados à espiritualidade cristã;

– Preparar os indivíduos para lidar com diversas situações de conflito que podem surgir dentro do serviço comunitário;

– Apresentar conteúdos básicos de teoria musical;

– Oportunizar espaços para a prática musical coletiva;

– Analisar criticamente o repertório a ser cantado/tocado;

– Aprimorar a execução e performance musical.

Musical 2017: Reforma em Concerto

Merecem destaque, desse período, além da formação na área musical, a ideia da criação de um “produto cultural” que servisse à formação de novas plateias. Surge, então, a proposta da realização de Musicais envolvendo principalmente o canto coral, e a partir de 2018 também o teatro e a dança, dentro da manifestação cultural gospel contemporânea.

O primeiro Musical apresentado em diversas cidades ocorreu no ano de 2017, em alusão aos 500 anos da Reforma protestante, e teve como tema: Reforma em Concerto. O roteiro desse musical gospel, que mesclou canto coral e música instrumental, foi inspirado nos assim-chamados 4 pilares da Reforma protestante: solus Christus, sola fide, sola gratia, sola Scriptura.

Musical 2018: Fé

O segundo Musical apresentado em diversas cidades ocorreu no ano de 2018, e teve como tema: . Mesclando canto coral, banda instrumental e teatro, a dramaturgia desse espetáculo gospel foi inspirada no drama dos evangelhos, em que Jesus anda sobre as águas, e em que o Apóstolo Pedro afundou ao imitá-lo, sendo desafiado a “fé” (Mt 14.22-33).

Projeto Cultural Arte Pró vida 2019 : Musical Divergir

O ano de 2019 foi caracterizado por um avanço significativo: Todas as iniciativas na área da cultura na FLT, envolvendo música, dança e teatro, foram transformadas em um projeto cultural denominado de ARTE PRÓ VIDA. A FLT agregou profissionais e o Coordenador Executivo do projeto tornou-se como pessoa física, a título de experiência, pela primeira vez o proponente de um projeto cultural protocolado no Ministério da Cultura no contexto da “Lei Rouanet”, tendo sido aprovado e recebido o número PRONAC 190369. Com o apoio do Ministério da Cultura, a Coordenação Geral do projeto mobilizou com sucesso diversas empresas e pessoas físicas patrocinadoras. O produto cultural resultante das ações desse projeto foi o Musical Divergir, que foi baseado na história real da vida de Corrie ten Boom, uma mulher que viveu os horrores dos campos te concentração Nazista durante a 2ª Guerra Mundial (1940 a 1945). Por meio de várias artes (Canto, dança, teatro, música ao vivo) foram apresentados os momentos mais marcantes dessa história cheia de grandes desafios, em que o evento gospel ressaltou a força da esperança, que possibilita enfrentar as maiores adversidades da vida. Uma história de coragem, resiliência e fé que foi apresentada com muita emoção e que levou a uma reflexão pessoal, profunda e impactante.

Informações, imagens, entrevistas e o vídeo desse evento cultural encontram-se disponíveis em: http://arteprovida.com.br/apv/

Projeto Cultural Arte para a Vida 2020 e Musical Ultimato

No ano de 2020 a FLT ofereceu nova edição do projeto cultural e o renomeou, dando-lhe o nome ARTE PARA A VIDA. Visando a oferta de novo musical como produto cultural, a instituição ofereceu formação e aperfeiçoamento aos componentes do projeto nas áreas do canto coral, do teatro e da dança, com ênfase para a manifestação cultural gospel. O Projeto Cultural ARTE PARA A VIDA foi cadastrado com sucesso na Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal no contexto da Lei de Incentivo à Cultura, tendo como proponente pela primeira vez a FLT enquanto pessoa jurídica (razão social: União Cristã – Associação Social E educacional). A aprovação desse projeto deu-se através da portaria 0533, publicada no DOU em 28 de agosto de 2020, e número PRONAC 203473. Novamente, com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, a Coordenação Geral do projeto mobilizou com sucesso diversas empresas e pessoas físicas patrocinadoras.

Os principais produtos culturais planejados para fazer parte da agenda de apresentações do Projeto Arte para a Vida são os conhecidos e difundidos “Musicais”, visando popularizar a arte e difundir a cultura e, em especial, a manifestação cultural gospel.

O tema do Musical 2020 foi Ultimato – Um update em seus relacionamentos. Ele tomou por impulso o drama humanitário desencadeado pela pandemia da COVID-19 em seus impactos sobre os relacionamentos humanos. Considera que o planeta inteiro viveu uma espécie de “ultimato” no período da pandemia, num tempo em que saúde, economia, política, segurança e também os relacionamentos humanos foram colocados à prova. O Musical Ultimato teve por objetivos refletir como se dá o relacionamento entre as mais diferentes pessoas e apontar para o grande desafio que é a questão relacional . Para isso, trouxe uma crítica às diferentes situações de relacionamentos, apontando para a superficialidade, a necessidade de aceitação e as reações sociais que influenciam nos relacionamentos. Dessa forma, o Musical Ultimato impactou, e motivou cada pessoa da plateia a uma reflexão sincera de como tem se dado seus relacionamentos nos mais diversos âmbitos da convivência. O Musical Ultimato foi inspirado no texto “Vem olhar as estrelas comigo” de Rosana Mara Koerner, de 1997, do Grupo Ecos de Teatro (GETE). Sua realização ocorreu na continuidade do apoio viabilizado pela Lei de Incentivo à cultura (PRONAC 203473). Os registros e o vídeo desse evento cultural encontram-se em:

Projeto Cultural Arte para a Vida 2021 e Musical Ultimato A Resposta

O ano de 2021, ainda fortemente marcado pela pandemia da COVID-19, foi caracterizado pela oferta de nova edição do projeto. Dando continuidade à proposta temática do ano anterior, a equipe do Projeto Cultural ARTE PARA A VIDA desenvolveu e apresentou em diversas cidades catarinenses o MUSICAL ULTIMATO – A resposta. Inspirado no texto “Vem olhar as estrelas comigo”, de Mara Koerner (1997), o musical se propôs a abordar os dramas do relacionamento entre as pessoas, e apontar para a fragilidade de nossas relações humanos, que ficou ainda escancarada no contexto da pandemia da COVID 19. Mas muito mais do que expor o drama dos relacionamentos, como na edição de 2020, o musical 2021 quis, acima de tudo, convidar a plateia a perceber que vale muito a pena lutar pela reconciliação e pela restauração dos relacionamentos quebrados. Ele apontou para respostas em relação a como se pode lidar de forma sábia e construtiva na restauração dos relacionamentos humanos. O Musical Ultimato – A resposta privilegiou a música, o canto coral, o teatro e a dança dentro da manifestação cultural gospel, e apontou para a força que as pessoas obtêm a partir da fé e da espiritualidade no enfrentamento dos grandes dilemas e desafios que vivem em seus relacionamentos.

 

Os registros das várias apresentações desse evento nas cidades de São Bento do Sul, Pomerode, Joinville, Rio do Sul e São José encontram-se, respectivamente, em imagens e clips, clicando aqui!

 No link você também encontra o vídeo da live feita na última apresentação do musical em 2021.

 

O ano de 2022 traz como desafio a realização de duas edições semestrais do projeto cultural, incluindo o desenvolvimento de nova temática para os Musicais.