Áreas Culturais

O projeto ARTE PARA A VIDA possui três áreas de atuação cultural: 

  • Área principal: música (canto coral, música instrumental, formação de bandas)
  • Áreas secundárias: teatro e dança

 Visando a realização de seus eventos culturais, o projeto viabiliza aos seus componentes formação, treinamento, aperfeiçoamento técnico e aprimoramento de performance nessas três áreas:

Música: é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1550 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum.

Canto Coral: Um coro ou coral, é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias: Barítono e Mezzo-soprano mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente. Canto coral ou orfeão (do francês orphéon) é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela. Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins.

Teatro: é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Dança: Dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi desvinculado das particularidades do teatro.

Teatro Musical: é uma modalidade que mistura teatro, música e dança. Esses tipos são utilizados para contar a história da peça, podendo intercalar com falas ou inteiramente cantadas. Não há a certeza de quando e onde surgiu, mas sabemos que a mistura de teatro, música e dança já era comum na Grécia antiga, nos cultos em homenagem aos deuses. O Teatro Musical compreende atualmente o gênero teatral que apresenta dramaturgia da peça cênica com claras ações de dança e de canções – envolvendo nesse projeto o canto coral e banda instrumental – com coreografia, além de cenografia e figurinismo.

 

Manifestação Cultural Gospel

Todo o trabalho realizado nessas três áreas de ênfase cultural acontece dentro manifestação cultural gospel: é fenômeno cultural oriundo dos Estados Unidos e que se disseminou rapidamente por todo o globo, principalmente no contexto da globalização pós-moderna, em que a música gospel, muitas vezes mesclada com teatro e dança, é priorizada. É uma manifestação cultural muito disseminada no país e no estado, e que foi reconhecida pela Lei 12.590/12, artigo 31-A, que altera a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991 – Lei Rouanet – para reconhecer a música gospel e os eventos a ela relacionados como manifestação cultural: “Para os efeitos desta Lei, ficam reconhecidos como manifestação cultural a música gospel e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas”. Ao valorizar essa manifestação cultural, o projeto cultural ARTE PARA A VIDA a distingue de ações de cultos religiosos, que não são objeto do presente projeto.