Formação – Currículo

A VIDA é um espaço de formação musical e artística, destinado a jovens talentos, pessoas que já tenham um mínimo de conhecimento em música (instrumental e/ou vocal), e que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades musicais, bem como àqueles que desejam ter aulas de teatro e dança e de aprimorar sua performance. Os participantes do projeto recebem formação teórica e prática – instrumental, vocal, teatro, dança, e ensaios preparativos para as apresentações.

Fazem parte do Projeto Pedagógico que constitui o Currículo de formação musical e artística do Projeto ARTE PARA A VIDA as seguintes disciplinas e conteúdos – é a formação artística que cada participante do projeto recebe ao longo do período de duração do projeto em cada edição: 

Teoria e Prática de Canto Coral

Prática e ensaios de canto coral. Ensaio de músicas para apresentações. Inclui ainda instruções e noções gerais sobre: Técnicas e exercícios para o uso e aprimoramento da voz; a importância dos cuidados vocais e reconhecimento das consequências do mal uso da voz; conhecimento e reconhecimento dos naipes vocais (soprano, mezzo-soprano, contralto, contra tenor, tenor, barítono e baixo); conhecimento do mecanismo da respiração, e caracterização de seus diferentes tipos e identificação da melhor forma de respirar; identificação dos registros vocais, e aplicação no ato de cantar.

 Instruções Teóricas e Práticas de Banda

 Prática musical orientada em pequenos grupos, com o objetivo de criar arranjos a partir do repertório sugerido e desenvolver habilidades sociais e musicais, considerando noções básicas e avançadas das propriedades do som, de classificação dos compassos, dos intervalos, das escalas, do campo harmônico, da modulação, da transposição, da formação de acordes, das cifragens, e incluindo noções básicas e avançadas de improvisação musical. Desenvolvimento de habilidades sociais e musicais.

Prática Instrumental Individual

 Prática instrumental individual orientada e ensaios guiados por professor responsável na forma de aulas práticas: Violão, guitarra, teclado, bateria etc., visando o aprimoramento do domínio do instrumento e o preparo para eventos e apresentações. Exercícios de técnica instrumental. Criação de arranjos a partir do repertório sugerido. Aperfeiçoamento da prática instrumental em grupo. Fomento da produção de arranjos. Ampliar o repertório. Desenvolvimento de habilidades sociais e musicais.

Práticas de Desinibição

 A comunicação pública através da fala e da expressão corporal. Como vencer a timidez e comunicar com clareza e com desenvoltura.

Técnica e Prática de Teatro

 Instruções básicas sobre técnicas de teatro. Prática de teatro (ensaio de peças), e exercícios de execução de peças teatrais no contexto de musicais.

 Técnica e Prática de Pantomima

 A pantomima, como meios de comunicação de impacto. Mensagem transmitida por esses meios.  Ensaio de peças coreográficas, pantomimas e teatros objetivando apresentações em eventos e atividades sociais.

 Desenvolvimento e Prática de Sonoplastia, Iluminação e Audiovisual

 Manuseio de equipamentos de som (mesa de som, caixas, amplificadores e afins). Equalização. Teoria básica de áudio e sonorização; Fontes sonoras; Captação sonora; Interligação dos componentes do “PA”; Processamento ou mixagem de sinal; Microfonia; Projeção do som; Acústica básica; Operação se Som; Filosofia de trabalha do Operador de Som.

Dança & Performance

 Noções elementares de dança. O movimento coreográfico e a dança artística como meios de comunicação de impacto. Mensagem transmitida por esses meios.

Prática de Dança

 Ensaio de peças coreográficas, pantomimas e teatros objetivando apresentações em eventos culturais e em inserções culturais socioeducativas.

Ensaios Apresentações Musicais e Teatro

 Realização de ensaios gerais envolvendo música (canto coral e banda), teatro e dança, visando aprimoramento de performance em vista de eventos e apresentações culturais públicos.

 Musical – Evento Cultural

 Realização de musicais que promovam a formação de novas plateias, e a difusão da música (em especial o canto coral), do teatro e da dança dentro da manifestação cultural gospel na sociedade brasileira.

Valores para a Vida – Apresentação Cultural

 Realização de apresentações culturais, de caráter sócio pedagógico, e voltadas à difusão de valores que promovem a vida, o resgate da dignidade humana e o bem-estar humano e social, envolvendo manifestações culturais de música e banda, teatro, pantomima e dança dentro da manifestação cultural gospel.